Luta vs Artes Marciais
- Rafael Chaves
- 7 de out. de 2018
- 3 min de leitura
Olá galera, tudo bem?
Hoje estou trazendo para vocês o meu primeiro post aqui no blog, portanto espero que gostem e acompanhem porque estarei trazendo bastante conteúdo a respeito de esportes e atividades físicas, especialmente lutas e artes marciais.
Bom, para entendermos a diferença entre um e outro devemos, primeiramente, conhecermos a história por trás dessas práticas.
-ARTES MARCIAIS
Arte marcial, propriamente dita, quer dizer arte da guerra (marcial refere-se a guerra). Logo diz-se artes marciais, práticas usadas para combater em guerras, originando-se a partir de técnicas e aptidões físicas criadas no intuito de derrotar seu oponente.
Antigamente, apesar de não haver as tão conhecidas armas de fogo usadas em guerras, ainda assim, desde sempre, reis, monarcas e conquistadores guerreavam entre si por inúmeras razões (seja por novos territórios, submissão do inimigo, etc.). Essas guerras eram disputadas com os recurso que haviam na época, sendo necessária grande aptidão física mesmo para operar as armas branca forjadas.
As práticas de técnicas de combate com o corpo fazia-se necessária, pois necessitava de muito preparo nessas batalhas e especialmente quando, por algum motivo, aquele soldado estivesse desarmado (mesmo as artes marciais que grande parte dessas técnicas fosses específicas para a utilização dessas armas).
Especialmente no oriente, essas técnicas de combate foram muito desenvolvidas e constantemente aprimoradas incorporando conhecimentos mais profundos da anatomia humana visando os pontos fracos do nosso corpo e formas de estimulá-lo e exceder suas capacidades, assim como a filosofia de seus líderes e ancestrais, normalmente visando o auto-conhecimento, auto-controle, respeito, fidelidade e outros aspectos que por si só já "educavam" seu praticante, tanto quanto analogias de corpo, mente e espírito que leva a crença de todo um conteúdo espiritual e ético dentro dessas artes.
Hoje temos muitas artes marciais que derivam das técnicas desenvolvidas nas guerras, como o kung-fu da China, o Taekwondo da Coréia ou o Karatê do Japão.

-LUTAS
Luta, em sua definição, refere-se a combate corporal onde duas ou mais pessoas visam causar algum dano ao(s) seu(s) adversário(s). No entanto, quando dizemos luta, normalmente nos referimos aos variados esportes que tem seu funcionamento dentro do combate. Portanto, podemos definir como luta, combates ou enfrentamentos desarmados com caráter esportivo, onde o objetivo, normalmente, é contundir seu adversário recebendo em troca de seus golpes, determinada pontuação ou superioridade que, ao fim do combate, determinará o vencedor.
As lutas, portanto são modalidades esportivas, sendo assim o real interesse, diferentemente das artes marciais, pontuar e não ferir seu oponente. Como esporte, lutar passou a ser, lazer e uma atividade física muito requisitada, ganhando cada vez mais visibilidade com competições de grande nome como vemos no caso do UFC.
Muitas lutas derivam de artes marciais ou até mesmo de outras lutas, como é o caso do MMA que é um misto de técnicas de diversas lutas e artes marciais. Há também o caso de artes marciais que foram adaptadas para a modalidade esportiva e, consequentemente, tornando-se simultaneamente luta e arte marcial, como o Taekwondo e o Karatê. Já modalidades como o boxe e o kickboxing foram criadas unicamente para objetivos esportivos, sendo assim, são sim lutas mas não artes marciais.
Portanto...
Artes marciais, resumidamente, consiste em práticas de combate projetadas para fins de guerras, já as lutas são, também praticas de combate, no entanto com fins esportivos, mesmo, muitas vezes sendo adaptações de artes marciais.
Bom galera, esse foi um esclarecimento a respeito dessa, que é uma confusão muito comum. Espero que tenham gostado e não esqueçam de conferir minhas redes sociais que estão aqui no site, pois estou sempre postando conteúdo para quem gosta de lutas e artes marciais, além de mostrar a trajetória que estou percorrendo.
Até mais!
Comments